ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO ON LINE
terça-feira, 17 de julho de 2012
Como relaxar o corpo e a mente
Como relaxar o corpo e a mente
Elaine Camilo
Fazer a mente descansar é uma das tarefas mais difíceis depois de um dia corrido e cansativo, com atividades do trabalho, da casa e filhos. Algumas atitudes podem ser primordiais para aliviar o estresse, relaxar o corpo e a mente e fazer com que a semana renda mais.
É normal chegar em casa e ficar pensando na reunião do dia ou nas atividades que restaram para o dia seguinte de trabalho. "Para as pessoas que têm dificuldade de se desligar, uma dica é focar em outras atividades de bem-estar e que façam bem ao corpo e a mente, como praticar algum exercício, caminhar, etc", indica Juliana Nicolatti Leme, coordenadora terapêutica do Kabanah Spa.
Deixar as preocupações de lado e se desligar dos problemas é o primeiro passo para relaxar. "Se chegar do trabalho lamentando sobre o dia que teve, nem em casa conseguirá se livrar do estresse, o ambiente é feito por nós e devemos nos concentrar na atividade que está sendo desenvolvida naquele momento", explica Patrícia Arantes, psicanalista.
O grande desafio é aquietar a mente, para que os músculos do corpo também descansem. Assim as atividades do dia a dia serão mais prazerosas e produtivas. "Ter um hobby, como tocar algum instrumento, pintar, bordar ou qualquer outro é totalmente relaxante, assistir a um programa de televisão engraçado e dar boas risadas é um dos maiores antídotos contra o estresse, apenas não é recomendável dormir com a televisão ligada e nem assistir a ela no quarto, o local de descanso deve ser de paz e tranquilidade", indica Patrícia.
Conheça na próxima página, alguns exercícios para relaxar o corpo
O estado mental reflete nas atividades do dia, mas o corpo também merece descanso e o ideal é juntar os dois fatores. "Por mais que se acredite que sim, não tem como relaxar um sem o outro, a maioria das pessoas faz algum tipo de aula de relaxamento, como yoga e pilates, mas não consegue relaxar porque a mente está a mil por hora, então o relaxamento físico pode acontecer, mas é bem momentâneo e passa rápido, assim que a aula acaba", explica Patrícia.
Algumas técnicas podem ser usadas para atingir esse relaxamento do corpo em casa. " Alongar é essencial para que nosso corpo fique flexível. Pratique os exercícios com foco na respiração e soltura da musculatura, crie uma série com membros superiores e inferiores e tente fazer pelo menos três vezes na semana", recomenda Patrícia. "O alongamento é simples, mas importante para o relaxamento, outra dica é deixar as pernas esticadas cerca de 20 minutos, ajuda a melhorar a circulação", complementa Juliana.
Outra região do corpo bastante afetada pelo cansaço do dia a dia são os pés e a água quente com ervas pode ajudar no relaxamento. "O ideal é esquentar um pouco de água e colocar em uma bacia com ervas de camomila ou sal grosso e fazer o tradicional escalda pés", indica Juliana.
O banho associado a ervas e óleos também contribui na hora do relaxamento. "O banho deve ser a primeira coisa a fazer assim que se chega em casa, ele alivia o cansaço e repõe as energias", atenta Patrícia. "Os aromas ajudam na hora de relaxar e acalmar. Camomila, lavanda e ylang-ylang são ótimos, principalmente na hora de se preparar para dormir", destaca Juliana.
Veja na próxima página técnicas para relaxar a mente
É comum dar atenção para o corpo e a mente continuar funcionando de forma acelerada, mas existem formas para fazer com que ela se acalme. "Atividades simples como ouvir música e ler um livro já podem fazer com que a mente relaxe e esteja mais descansada para o dia seguinte", diz Juliana. "Existem vários tipos de músicas para relaxamento, algumas com sons mistos, outras somente de água, pássaros, músicas clássicas, o intuito é deixar se levar pelos sons e no final fazer uma reflexão sobre as sensações que teve, o resultado é surpreendente", afirma Patrícia.
Outro tipo de descanso para mente é a meditação. Segundo Patrícia, o ideal é começar com um minuto e aumentar o tempo gradativamente. "A intenção não é lutar contra os pensamentos, mas não dar atenção a eles nesse momento, acomodado de forma confortável, a concentração deve ser focada na respiração, inspirando e expirando por tempos, por exemplo, puxe o ar pelas narinas em quatro tempos e solte o ar pelas narinas também em quatro tempos", exemplifica a psicanalista.
As atividades tanto para o corpo quanto para a mente podem ser feitas todos os dias, ou sempre que a pessoa sentir necessidade. "Esses exercícios trazem como benefício a sensação de bem-estar e relaxamento, prazer na realização das atividades cotidianas, tranquilidade, aumento no poder de concentração, maior domínio da mente, além de pele e cabelo saudáveis e bonitos, já que o estresse aumenta a produção de toxinas no corpo", atenta Patrícia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário