ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO ON LINE
terça-feira, 8 de outubro de 2013
Meu chefe se interessou por mim. O que fazer?
Meu chefe se interessou por mim. O que fazer?
Saiba como reagir quando o seu chefe passa dos limites e invade a sua intimidade e privacidade
Mayara Castro
tamanho da letra
A-
A
A+
Manter uma relação estritamente profissional no ambiente de trabalho é praticamente impossível, já que, mesmo sem querer, acabamos imprimindo nossa personalidade e nosso jeito de ser em todas as nossas ações. Porém, é preciso tomar cuidado para não ultrapassar a tênue linha que separa o coleguismo e a amizade de uma postura nada profissional. O que fazer, por exemplo, quando você percebe que o seu chefe está dando em cima de você? Para falar sobre o assunto, conversamos com o psicólogo Edson Moretti Júnior. Confira!
Meu chefe se interessou por mim. O que fazer?
Como diferenciar simpatia de segundas intenções
Cultivar boas relações no ambiente de trabalho é essencial. Afinal, você convive diariamente com aquelas pessoas e deve fazer o possível para transformar a convivência em algo agradável. Mas, por mais informal que seja o local onde você trabalha, é necessário saber distinguir até onde você pode e deve ir. “A grande questão está relacionada com o posicionamento de cada pessoa, pois certamente a postura profissional de cada um determinará alguns limites indispensáveis no trabalho”, explica o psicólogo.
Entenda que a simpatia de alguém não invade o espaço pessoal de ninguém. Já as segundas intenções não respeitam a individualidade alheia e podem, inclusive, causar constrangimento e fazer a pessoa assediada sofrer.
Estabeleça limites
Estabelecer limites é a conduta-chave para resolver esse tipo de problema. O fato de você estar em um cargo hierarquicamente mais baixo que o seu chefe não deve te ameaçar a não tomar uma posição firme. Fale! Imponha-se e deixe claro que o seu objetivo dentro daquela empresa é profissional. Edson ainda vai além: “Reveja se a empresa que você está trabalhando é séria o suficiente para respeitar cada profissional dentro de sua subjetividade”, diz.
Saiba driblar a situação
Diante de uma situação como essa, tomar alguns cuidados pode garantir o seu bem-estar e sua integridade profissional e emocional. Não abra espaços para brincadeiras insinuosas e apelativas. Lembre-se que quem estabelece o limite é você. Além disso, evite convites extra-trabalho e, se possível, tente buscar um canal de ouvidoria em que você possa relatar o que está acontecendo. Enfrente! Não se cale perante qualquer situação que tire sua privacidade e intimidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário