ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO ON LINE
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Saiba quando se ligar ou se desligar de pessoas, coisas ou objetivos
Saiba quando se ligar ou se desligar de pessoas, coisas ou objetivos
Para ter uma ideia do quanto você anda se comprometendo com objetivos que mais estragam o seu prazer de viver do que produzem satisfação responda as seguintes perguntas:
1- Você vive com aquela sensação de culpa porque deveria estar fazendo coisas e não está conseguindo?
2- Você nunca está psicologicamente presente nas situações porque sempre está com aquela sensação que o melhor está no futuro ou em outro lugar?
3- Você é um projeto de vida: só descansará e ficará satisfeito quando realizar uma porção de projetos que nunca serão completados?
4- Você aproveita pouco o que consegue: logo em seguida vem aquela sensação do que está faltando fazer?
5- Você vive com a agenda lotada?
6- Você vendeu os seus dias para adquirir bens que acrescem pouco à sua satisfação?
7- Você sacrifica as suas horas de convívio com a família e com os amigos para ganhar mais dinheiro e se orgulha porque “não tem tempo”?
8- Você vive engolindo sapos para manter um emprego?
9- Você faz das tripas coração para manter o relacionamento com o parceiro amoroso?
Se as suas necessidades básicas não estão garantidas, é esperado que você tenha respondido “Sim” a várias dessas perguntas. Se as suas necessidades básicas já estão perfeitamente garantidas e você respondeu “Sim” a várias dessas perguntas, você provavelmente está estabelecendo metas para si próprio que lhe trarão mais insatisfações do que satisfações.
Quando você se liga a uma pessoa, a uma coisa ou a um objetivo você se coloca sob o seu controle. Cuidado para não se ligar a nada que fique além do seu alcance ou que lhe faça mal. Não se ligue a nada além do seu alcance por que isso vai provocar a sua sujeição.
Boa parte da sua felicidade está ligada à sua capacidade para se ligar e para se desligar de tudo que lhe provoca mal ou que provoque a sua sujeição!
Não pense que é necessário deixar apenas de se escravizar apenas por grandes objetivos como ficar mais rico, receber o reconhecimento dos seus amigos ou fazer-se admirar pela pessoa que você quer conquistar. De fato, o tempo todo, estamos estabelecendo pequenos objetivos como terminar o café da manhã em tantos minutos, comer ou deixar de comer tal coisa, escovar vinte vezes cada grupo de dentes, fazer ginástica, chegar ao trabalho até um determinado horário, etc. Alguns dessas tarefas são necessárias para manter a nossa saúde física e psicológica. Outras delas são ilusórias e mais prejudicam do que nos beneficiam.
Ligar e desligar-se com sabedoria não é uma questão de esforço ou de autocontrole. É, sim, uma questão da visão clara e da compreensão da melhor forma de agir em cada circunstância! O autocontrole e o esforço são formas conflituosas de resolver as coisas: estas duas formas de agir são maneiras de contrapor as motivações para agir em uma direção com a motivação para agir em outra direção. Por exemplo, você quer aproveitar um belo dia de verão para ficar na companhia da esposa e dos filhos, mas os seus objetivos de trabalhar mais para ser promovido se contrapõem a isso. Você que tem uma boa capacidade de autocontrole que vai ajuda-lo a conseguir que os seus objetivos a médio e longo prazo prevaleçam sobre os seus objetivos imediatos, ou seja, você vai trabalhar ao invés de aproveitar o dia. Através dessa forma de agir, você pode estar sempre se privando de usufruir imediatamente a vida em troca de uma promessa por mais segurança e maior satisfação que virão em um futuro que jamais chegará: quando você estiver velho e doente a sua capacidade para usufruir a vida estará bastante reduzida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário