ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO ON LINE





- Contato

E-mail: valderezgonsalez@gmail.com

Seguir @valderezgonsale

















































































































domingo, 2 de março de 2014

Aprender e ensinar é uma relação cognitivo-afetiva

Aprender e ensinar é uma relação cognitivo-afetiva Marta Relvas "O cérebro tem um mecanismo que esvazia a si mesmo para aprender mais" Para isso o professor deve emoldurar os conteúdos de maneira agradável (não importa a disciplina); sendo criativo e multifuncional: abaixo dou cinco dicas sobre isso. O processo ensino-aprendizagem deve ser excitar e ao mesmo tempo minimizar a excitação, dentro do que se pretende atingir, para não perder o foco, pois: Aprender é... Significativo = significados; Cooperativismo = cooperação, amizade e afeto; Colaborativo = interação, solidariedade e altruísmo. Dicas dos cinco "erres" do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula: 1. Refletir: desafiar o cérebro do aluno; elevar seus pensamentos; 2. Recodificar: apresentar novos conceitos, novas ideias, organizar as informações de modos diferentes a fim de que o aluno assimile as informações e aprenda; 3. Reforçar: o que é sempre importante lembrar e saber no decorrer das aulas, conforme os conteúdos trabalhados; 4. Rever: reestruturar o que eles já aprenderam, revisar sempre; 5. Recuperar: ativar a memória por meio de dicas, lembrar sempre das aulas anteriores, exemplificar, aludir para não esquecer; lembrem-se que o cérebro tem um mecanismo que esvazia a si mesmo para aprender mais; ele é analógico; ele é fiel escudeiro da biologia e anatomia corporal

Nenhum comentário:

Postar um comentário