ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO ON LINE
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Trapaças minam a eficiência das dietas, diz terapeuta cognitiva
Trapaças minam a eficiência das dietas, diz terapeuta cognitiva
O fracasso de uma dieta pode ser o resultado de trapaças e outras autosabotagens, defende a terapeuta cognitiva Judith S. Beck. Essas ilusões são criadas racionalmente para se proteger da falta de força de vontade em manter as restrições de um regime.
A justificação é um desses erros. "Eu mereço comer isto porque estou muito estressado", exemplifica Beck no livro "Pense Magro". Segundo a autora, as pessoas fracassam ou voltam a engordar por não saber como fazer dieta.
Mesmo com a quantidade de dietas que proliferam a cada dia, vigiar o peso todos os dias é o único modo de se evitar o chamado "efeito sanfona", quando os quilos perdidos retornam em poucos meses. Os medicamentos mais eficientes acarretam efeitos colaterais e não mudam a maneira de pensar sobre o consumo calórico.
Os números de obesidade nos Estados Unidos --aproximadamente dois terços da população adulta e crescente entre crianças e adolescentes-- transformou o sobrepeso em questão de saúde pública para os norte-americanos. Esses números também aumentam a cada ano no Bras
Programa de seis semanas oferece ferramentas para pensar diferente
"Pense Magro" apresenta o programa de seis semanas criado pela terapeuta. O método se fundamenta em mudar a maneira de se relacionar com a comida, cristalizando hábitos saudáveis e evitando situações alimentares que fogem do controle.
A autora procura mostrar a necessidade de se exercitar, superar as desculpas usadas para comer exageradamente, resistir aos alimentos tentadores e aprender a dizer "não, obrigado" quando alguém insiste em oferecer mais comida.
"Livro de Tarefas Pense Magro" e "Pense Magro por Toda a Vida" completam o programa de emagrecimento.
Diretora do Instituto Beck de Terapia Cognitiva e professora de psicologia na Universidade da Pensilvânia (EUA), ela também assina "Terapia Cognitiva para Desafios Clínicos" e "Terapia Cognitiva", entre outros, e é filha do psicoterapeuta Aaron T. Beck, fundador da terapia cognitiva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário