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sábado, 8 de março de 2014

Não mate as conversas: como desenvolver assuntos e estimular assuntos do seu interlocutor

Não mate as conversas: como desenvolver assuntos e estimular assuntos do seu interlocutor Ailton Amélio Parabéns para você, Mulher, pelo seu dia. A você que é perita em comunicação, ofereço esse artigo “Toquei naquele assunto e ele disparou a falar!” “Assunto puxa assunto...” Você é daqueles que temem que a conversa morra por falta do que dizer? Quando vai para um encontro amoroso, o que mais teme é ficar sem assunto? Você não sabe o que dizer quando o seu interlocutor fala alguma coisa que acha importante? Esse artigo vai ajudá-lo a saber o que fazer nessas situações. Muita gente conversa apenas através de afirmações telegráficas. Outras pessoas não sabem como estimular o interlocutor a desenvolver o que está dizendo. Essas pessoas provavelmente não sabem fazer uso das “conecções”. Essa ferramenta ajuda a desenvolver os temas tanto quanto se deseje e também ajuda a estimular o interlocutor para desenvolver a sua fala. Conectar novos endereços na internet Na internet, é muito comum que cada artigo ou matéria ofereça conexões ("links") para outros artigos, sites, blogs e e-mails. Essas conexões geralmente aparecem grafadas em cores contrastantes com as cores da página onde estão inseridas. Elas podem ser acionadas com um simples click do mouse. Geralmente, o endereço ou local que é aberto através deste clique também oferece novas conexões para outros endereços e locais, e assim por diante. Afirma-se que a pessoa que vai clicando novas conexões que vão aparecendo e visitando as novas páginas se abrindo está “navegando na internet”. Conectar na conversa Na conversa acontece algo semelhante à navegação na internet: aquilo que é dito ou pensado por um interlocutor oferece conexões para que ele próprio se lembre de outros detalhes ou assuntos. Aquilo que é dito por um interlocutor permite que o ouvinte também se lembre de outros detalhes ou assuntos. Quando essas conecções vão sendo continuamente acionadas em uma conversa, esta flui e pode se prolongar tanto quanto se queira. Conectar algo que o interlocutor disse é uma forma de mostrar interesse pelo que ele disse, pela conversa ou por ele próprio. As conecções também podem ser usadas para pedir esclarecimentos ou ajudar a manter o interlocutor no papel de falante. Conectar também pode ser uma forma de questionamento, pedido de explicação ou de mostrar desacordo com aquilo que foi dito pelo interlocutor. Autoconexão e heteroconexão Vamos analisar neste artigo o grande papel que dois tipos de conecções exercem nas conversas: (1) principal ferramenta que o falante pode usar para desenvolver o que está dizendo (“autoconexão”) e (2) ferramenta que permite que o ouvinte participe daquilo que o falante está dizendo como, por exemplo, para apontar aquilo que este deve esclarecer ou para estimulá-lo a detalhar ou expandir o que disse(“heteroconexão”). Qualquer palavra, expressão ou ideia que foi apresentada pela própria pessoa ou pelo seu interlocutor pode servir de conector para novos tópicos. Os pensamentos podem servir como conexões para outros pensamentos da própria pessoa e para aquilo que ela apresenta na conversa (autoconexão). Quando o falante apresenta uma palavra, uma frase, uma ideia ou um conjunto integrado de ideias, aquilo que foi apresentado pode provocar associações tanto nele próprio (autoconexão) quanto no ouvinte (heteroconexão). Autoconexão A autoconexão pode ser usada pelo falante para ir identificando e explorando diferentes detalhes ou aspectos de um assunto que ele está apresentando e para acionar outros assuntos relacionados ao que está dizendo. A autoconexão pode ser acionada apenas mentalmente, sem ser mencionada, ou pode ter o seu conteúdo trazido para a conversa. A autoconexão ajuda a continuar o assunto porque ela remete a pessoa para outros assuntos associados ao que está sendo abordado. Heteroconeccão A heteroconexão é uma das principais ferramentas usadas pelos ouvintes para estimular a fala do falante, dirigir o que ele está falando e ajudá-lo a desenvolver assuntos. O ouvinte pode usar este tipo de ferramenta para indicar os pontos que ele quer que o falante desenvolva ou explique (“clicar” no que foi dito com um ar de dúvida) e para introduzir novos assuntos relacionados com aqueles que estão sendo tratados. Uso combinado de auto e heteroconecções A autoconexão e a heteroconexão são os maiores segredos daquelas pessoas que sempre têm assuntos ou são capazes de falar em público por muito tempo sem ter que consultar anotações. Esse essa ferramenta é usada para gerar fluxos contínuos de assuntos, tanto nos discursos onde as pessoas falam por horas ou nas conversas que duram indefinidamente. Quando essa ferramenta é usada, não sabemos antecipadamente que rumo a conversa ou o discurso vão tomar, nem a sequência que das coisas serão ditas: cada coisa dita vai puxando outras. As conversas de fim de semana de um grupo clube que frequentei, que aconteciam em mesinhas colocas ao lado da piscina, se prolongavam pelo dia todo: os participantes faziam uso das conecções (assunto puxa assunto....) Principais tipos e funções das conexões Os tipos mais importantes de conexões são os seguintes: Conexão marcada x não marcada. Marcada: aquela que não passa despercebida (indica uma mudança abrupta e explícita de assunto: “por falar nisso”, “já que você tocou neste ponto”, “isso que você falou me lembra...”). Não marcada: aquela que passa despercebida pelos interlocutores de uma conversa. Conexão para solicitar e estimular a expansão de informações sintéticas. Por exemplo, uma pessoa afirma: “Ontem foi um bom dia”. O interlocutor que ouviu essa afirmação responde: “O que aconteceu de bom?”. Essa pergunta é um convite ou pedido para a pessoa expanda a sua afirmação. Conexão para pedir esclarecimentos. Por exemplo, em um programa televisivo de entrevistas, o entrevistador solicita que o entrevistado esclareça palavras pouco usadas na linguagem comum que ele acabou de dizer. Conexão do tipo “botão quente”: conexão para um assunto que é muito motivador para o interlocutor. Por exemplo, mencionar o jogo recente do time do interlocutor que é um torcedor fanático. Isso provavelmente vai leva-lo a falar com muita vontade! A conexão verbal, não verbal e mista. Verbal: uma palavra ou ideia remete a outras palavras ou ideias que a elas estão associadas; não verbal: certa forma de falar ou se comportar desperta lembranças no interlocutor. Mista: algo que foi dito e o jeito de dizer fazem o interlocutor se lembrar do seu professor que falava a mesma coisa de forma semelhante. Conecções para lembranças cognitivas (pensamentos estimulam outros pensamentos), emocionais (uma emoção leva a outra), sensoriais (uma sensação provoca certas lembranças). Uma palavra pode evocar outra, um pensamento pode evocar outro, uma emoção pode atrair outras, uma sensação pode evocar pensamentos, emoções, etc. Conexão inespecífica e específica: as conexões podem: (1) acionar relatar qualquer coisa que for surgindo (livre associação de palavras ou ideias)e (2) acionar e relatar apenas as associações relevantes para o interlocutor e situação presente (ondas que não me afastem muito do tema que está sendo tratado). Procedimentos para conectar Existem diversas maneiras de conectar. Muitas dessas maneiras produzem resultados semelhantes. As principais maneiras de conectar são as seguintes: - Repetir. Repetir algo que foi dito pelo interlocutor, com tom de pergunta ou cara de espanto. Aquilo que foi repetido pode ser uma palavra, frase ou uma ideia. - Pedir para expandir, esclarecer ou desenvolver. Um pedido pode funcionar da mesma forma que a repetição ou pergunta. Por exemplo, pedir para expandir ou explicar uma palavra, frase, ou ideia. - Apresentar expressão facial de dúvida. Apresentar cara de dúvida ou incredulidade diante de algo que o interlocutor disse. Exemplo de precedimentos para conectar o falante. O falante afirma "Vou trabalhar nos feriados". O seu ouvinte pode adotar um dos seguintes procedimentos: - Vai trabalhar nos feriados? - Em todos os feriados daqui para frente? - Vai trabalhar bastante? - Esclareça isso que você disse. - Explique melhor isso. Use as conecções para desenvolver conversas animadas!

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