ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO ON LINE
sábado, 31 de maio de 2014
Sete dificuldades dos tímidos para iniciar relacionamentos amorosos
Sete dificuldades dos tímidos para iniciar relacionamentos amorosos
AÍLTON AMÉLIO
André, o tímido, só namorava quem o abordava!
André é um músico de muito sucesso. Várias de suas composições são interpretadas por cantores famosos, aqui no Brasil. No entanto, ele é muito tímido. Quando está na presença de uma mulher muito atraente, fica semiparalisado e se torna incapaz de tomar qualquer tipo de iniciativa para demonstrar o que está sentindo. André nunca conseguiu namorar quem ele queria. Ele até hoje só conseguiu namorar aquelas mulheres que tomaram a iniciativa de abordá-lo. Nunca teve a coragem suficiente para tomar as medidas necessárias para iniciar um relacionamento com mulheres que o atraiam.
Os tímidos geralmente têm dificuldades para iniciar relacionamentos amorosos. Muitas vezes, eles ficam sozinhos ou acabam se conformado em namorar parceiros menos desejados do que teriam condições de conseguir.
Uma evidência desta dificuldade foi apresentada por Caspi e colaboradores (1988). Estes autores localizaram um grupo de pessoas que tiveram os seus graus de timidez avaliados há 30 anos. Estes autores constataram que aquelas pessoas que haviam sido classificadas como tímidas, nestas avaliações, haviam se casado cerca de três anos mais tarde do que aquelas que foram classificadas como não tímidas nesta mesma ocasião.
A timidez empobrece o desempenho
As pessoas tímidas se portam de uma forma mais pobre do que são capazes quando estão em situações intimidantes. A timidez é fortemente despertada pela presença de alguém por quem eles sentem muita atração. Por isso, nesta ocasião, perdem oportunidades para fazer comentários inteligentes, se tornam menos hábeis para conduzir uma conversa interessante e podem se comportar de uma forma desastrada (falar coisas insensatas, gaguejar, cometer lapsos, etc.).
Sete dificuldades dos tímidos para iniciar relacionamentos amorosos
A timidez faz com que o tímido não tome as medidas que facilitam o início de um relacionamento amoroso.
O sucesso para iniciar um relacionamento amoroso depende, até certo ponto, de uma série de iniciativas apresentadas por ambos os parceiros. A timidez pode dificultar tais iniciativas e, desta forma, diminuir drasticamente as chances de iniciar um relacionamento amoroso.
As principais destas iniciativas são as seguintes:
1- Melhorar a aparência.
As pessoas, quando estão interessadas em iniciar um relacionamento amoroso, procuram melhorar as suas aparências. Evidências neste sentido foram apresentadas por David Buss (1994). Este autor pediu para várias centenas de pessoas descreverem o que fariam para atrair um parceiro. Várias das medidas descritas por estas pessoas tinham como objetivo a melhoria da aparência. Exemplos de medidas desse tipo: manter-se bem arrumado, apresentar uma aparência asseada, manter um bom preparo físico para criar uma aparência de saúde e usar vestuário elegante e na moda.
Os tímidos geralmente não têm coragem de usar a aparência para atrair a atenção de possíveis parceiros. Pelo contrário, procuram não chamar a atenção sobre si através da aparência. É muito raro ver um tímido usando uma roupa ousada. Pelo contrário, eles procuram se vestir, usar acessórios e cortes de cabelo do tipo que estão sendo usados pela maioria das pessoas. Ou seja, eles tentam “se confundir com a paisagem” e, não, destacar-se dela!.
2- Frequentar locais e atividades nos quais é provável encontrar parceiros amorosos.
Os principais tipos de locais e atividades desse tipo são aqueles que:
(a) As pessoas frequentam por motivos extra-amorosos como, por exemplo, escolas, trabalho, clubes, etc.,
(b) As pessoas frequentam com a intenção especifica de arranjar namorados (os “paqueródromos”: baladas, sites de relacionamento, etc.)
(c) Locais onde existe uma boa chance de ser apresentado para novas pessoas (festas de conhecidos, lançamento de livros, etc.).
Muitas vezes os tímidos não têm coragem de frequentar esses locais ou atividades ou, mesmo quando os frequentam, não usam os “caminhos” que são eficazes para iniciar relacionamentos amorosos. Vamos ver agora quais são esses caminhos.
3- Usar os caminhos para iniciar um relacionamento amoroso
Os principais caminhos que são usados para iniciar relacionamentos amorosos são os seguintes:
(a) Transformar um relacionamento extra-amoroso que já existe em um relacionamento amoroso (por exemplo, flertar com um colega de escola ou de trabalho)
(b) Apresentação por conhecidos em comum (
(c) Flertar com um desconhecido, abordá-lo ou incentivar que ele faça a abordagem.
(d) Aproveitar encontros acidentais para conhecer possíveis parceiros. por exemplo, aproveitar a proximidade de alguém em uma fila ou em uma condução para puxar conversa, flertar e arranjar um novo encontro.
(f) utilizar serviços de aproximação amorosa: face book, aplicativos para localizar e iniciar relacionamentos, salas de bate papo. Flertar e tentar arranjar um encontro na vida real
Muitas vezes as pessoas tímidas não têm coragem de utilizar estes caminhos, de forma eficiente, para iniciar relacionamentos amorosos.
4- Exibir comportamentos eficazes para chamar a atenção e provocar a aproximação de pessoas do sexo oposto.
Monica Moore (1985), famosa pesquisadora norte-americana, identificou 52 comportamentos que quando são adotados por mulheres, em locais públicos, provocam a aproximação masculina. Os 10 destes comportamentos mais frequentemente observados por esta autora foram os seguintes:
(a) Olhar de varredura (o olhar percorre todo o ambiente).
(b) Olhar dardo (olhar para uma pessoa durante 3 segundos ou menos).
(c) Fixar o olhar (olhar para uma pessoa por mais de 3 segundos).
(de) Sorrir (mostrando ou não os dentes).
(d) Rir (geralmente após algum comentário).
(e) Dançar sozinha (a mulher dança sozinha na pista de dança).
(f) Jogar a cabeça para trás (geralmente quando ri).
(g) Ajeitar os cabelos. Este comportamento é simbólico já que aparece mesmo quando os cabelos já estão perfeitamente penteados!
(h) Inclinar o tronco em direção ao parceiro (a mulher está sentada).
(i) Gesticular (aumentada durante a fala).
Os tímidos muitas vezes não têm coragem para exibir estes comportamentos.
5- Apresentar transformações físicas e posturais na presença de um parceiro atraente.
Scheflen (1965) descreveu várias transformações físicas e posturais que acontecem com uma pessoa que está na presença de alguém atraente. Tais transformações fazem com que a pessoa fique mais atraente e sinalizam para o parceiro que ela está sendo afetada pela sua presença.
O tímido pode reprimir estas transformações ou evitar se aproximar da pessoa que o atrai, não permitindo, desta maneira, que estas transformações sejam observadas pela pessoa que ele acha atraente.
6- Negociar a diminuição da ambiguidade das intenções dos parceiros
A ambiguidade é parte intrínseca do início de um relacionamento amoroso. Nos primeiros estágios de um relacionamento amoroso, temos dúvida se a outra pessoa está sendo apenas amistosa, cordial, polida etc. ou se está mostrando algum interesse amoroso em nós.
As pessoas tímidas têm muita dificuldade para lidar com esta ambiguidade. Ou deixam de tomar qualquer tipo de iniciativa para esclarecê-la ou tomam uma iniciativa muito agressiva e desajeitada com esta mesma finalidade.
7- Flertar com parceiros.
O flerte é a maneira mais importante de verificar se há interesse amoroso recíproco. O flerte pode acontecer à distância, como ocorre entre pessoas desconhecidas, ou durante uma conversa face a face, como ocorre entre dois conhecidos.
As pessoas muito tímidas podem suprimir ou atenuar os sinais de flerte e, desta forma, dificultar o início de um relacionamento amoroso.
Você é tímido e, por isso, está com dificuldades para iniciar relacionamentos amorosos? Procure a ajuda de um psicólogo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário