ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO ON LINE
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Brincar na terra ajuda a aprender e causa alegria
Brincar na terra ajuda a aprender e causa alegria
Bactéria que vive no solo age no sistema nervoso de forma similar aos antidepressivos, melhora a capacidade de aprendizagem e diminui a ansiedade
A Mycobacterium vaccae, uma bactéria comum que vive no solo, melhora a capacidade de aprendizagem dos animais de laboratório, além de reduzir sintomas de ansiedade. Pesquisadores da Universidade de Bristol descobriram que as bactérias injetadas no cérebro de ratos provocaram o crescimento das células produtoras de serotonina.
Em 2010, roedores alimentados com pão contendo a bactéria encontraram a saída de um labirinto na metade do tempo em comparação a seus pares que tinham recebido pão sem o suplemento de bactérias.
Existem indícios de que esses resultados se aplicam também a seres humanos, e isso levou os pesquisadores a sugerir que estimular crianças a brincar na terra pode ser muito bom para seu desenvolvimento cognitivo.
Como a Mycobacterium vaccae age no sistema nervoso de forma similar aos medicamentos antidepressivos, ativando a serotonina, especialistas levantaram a hipótese de que o efeito do neurotransmissor pode ser potencializado no contato com a terra. A proposta agora é investigar se esses microrganismos seriam capazes de ajudar a melhorar o humor de pacientes com câncer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário